sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Acentuação Gráfica Exercícios com Respostas

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Acentuação Gráfica Exercícios com Respostas

01 - (UFES) O acento gráfico de "três" justifica-se por ser o vocábulo:
a) Monossílabo átono terminado em ES. b) Oxítono terminado em ES c) Monossílabo tônico terminado em S d) Oxítono terminado em S e) Monossílabo tônico terminado em ES

02 - (UFES) Coloca-se trema sobre o "U" átono (pronunciando), como no vocábulo UNGÜENTO, sempre que estiver.
a) no grupo "gu" seguido de "E" nasal. b) No grupo "gu" ou "qu" seguido de E, I, A c) O grupo "gu" seguido de "E" ou "I". d) Precedido de "g "ou "q "seguido de "E" ou "I" e) Nos grupos de "gu" e "qu"

03 - (UFES) Se o vocábulo CONCLUIU não tem acento gráfico, tal não acontece com uma das seguinte formas do verbo CONCLUIR:
a) concluia
b) concluirmos c) concluem d) concluindo e) concluas

04 - (Med./Itajubá) Nenhum vocábulo deve receber acento gráfico, exceto:
a) sururu b) peteca c) bainha d) mosaico e) beri-beri

05 - (Med./ Itajubá) Todos os vocábulos devem ser acentuados graficamente, exceto:

a) xadrex
b) faisca c) reporter d) oasis e) proteina

06) (UFES) Assinale a opção em que o par de vocábulos não obedece á mesma regra de acentuação gráfica.
a) sofismático/ insondáveis b) automóvel/fácil c) tá/já d) água/raciocínio e) alguém/comvém

07) (Med/Itajubá) Os dois vocábulos de cada item devem ser acentuado graficamente, exceto:

a) herbivoro-ridiculo
b) logaritmo-urubu c) miudo-sacrificio d) carnauba-germem e) Biblia-hieroglifo

08) (PUC-Campinas) Assinale a alternativa de vocábulo corretamente acentuado:
a) hífen b) ítem c) ítens d) rítmo e) nidia

09 - (RJ) "Andavam devagar, olhando para trás... (J.A. de Almeida-Américo A. Bagaceira)
Assinale o item em que nem todas as palavras são acentuadas pelo mesmo motivo da palavra grifada no texto.
a) Más – vês b) Mês – pás c) Vós – Brás d) Pés – atrás e) Dês – pés

10) (RJ) Assinale o item em que há dois vocábulos acentuados inadequadamente.
a) fôste – íris b) estrêla – lângüido c) íris – lângüido d) fôste – estrêla e) hifens – mágoa

11) (RJ) "Como ele não vem ao seu encontro, ela pára" (Autran Dourado)
O vocábulo grifado leva acento agudo porque:
a) Há necessidade de diferençá-lo de outro vocábulo, pela tonicidade. b) É um vocábulo paroxítono terminado em-a; c) É um vocábulo oxítono terminado em-a; d) Há necessidade de diferençá-lo de outro ; e) É um vocábulo erudito.

12 - (Mackenzie) Indique a única alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:
a) lapis, canoa, abacaxi, jovens, b) ruim, sozinho, aquele, traiu c) saudade, onix, grau, orquidea d) flores, açucar, album, virus, e) voo, legua, assim, tenis

13 - Nas alternativas que seguem escreva C (certo) ou E (errado) ao lado das palavras.
a) hífens b) refens c) itens d) vôo e) látex
f) íbero g) rubrica h) lêvedo i) aerolito j) avaro k) mosaico l) degrau m) ínterim n) aziago o) álacre p) batavo q) filantropo r) oblíque s) tranquilo t) sairam u) unguento v) pudico

14 - Assinale a alternativa em que ocorre erro na acentuação gráfica da forma verbal acompanhada de pronome.
a) ferí-la-íamos b) cantá-la-íes. c) compô-la d) vemdê-la e) retribuí-la

15 - Marque o item em que o "e " e o "u "em hiato devem ser acentuados em todas as palavras.
a) Jesuita, juizo, juiz, faisca, juizes, b) Sairam, caires, cairam, caistes, sairdes c) Balaustre, reuno, reunem, saude, bau d) "a "e "b” todas as palavras são acentuadas e) "b" e "c" todas as palavras são acentuadas

16 - Em todas as alternativas, as palavras que seguem têm ditongo. Assinale aquela em que todas elesa devem ser acentuadas
a) chapeu, ateia, ideia, mosaico, assembleia. b) reis, herois, ceu, heroica, pasteis c) papais, constrois, degraus, joia, anzois d) "a "e "b " todas devem ser acentuadas e) "b" e "c" todas devem ser acentuadas

17 - Nas alternativas, a acentuação gráfica está correta em todas as palavras, exceto:
a) jesuíta, caráter b) viúvo, sótão c) baínha, raíz d) naúfrago, espádua e) gráfico, flúor

18 - Nas palavras que se seguem, escreva C (certo) ou E (errado) ao seu lado
a) ama-lo b) júri c) parabens d) apôio (s) e) apóio (v)
f) aliás g) ascensão h) núvem i) chuchú j) vêem k) caía l) paióis m) téns n) martir o) traír p) paúl q) traíra r) urubú s) armazéns t) abençôa u) mausoléu v) corroi x) Eles vem

19 - Acentue, se necessário, as palavras:
a) micron-neutrons-electrons b) esta (v)-cos (cinta)-po-lo (v) c) nstroem (v)-povareu-tipoia d) gase-urubu-caracois e) heroismo-tainha-senço f) feitura-cordão-benção g) climax-voa (V)-vomer h) fe-re-sede i) ele vem-eles tem-has(v) j) coo(v)-enjoos-coroa k) abencoa-para (prep)-para (v) l) pera (s)-pelas (v) eles contem m) imãs-video-normandia n) super (prefixo)-varzea-ansia o) efemero-fortuito-desanimo p) ions-sotão-polens q) triceps-destroem (v)-lilas r) tunel-refens-parabens s) arcaico-apos-lem t) judaico-cairmos (v)-eden u) consul-visivel-arguição v) .linguarudo-pinguim-arguem (v) x) questão-frequente-distinguir.

Questões de 20 a 26.
Coloque o acento gráfico nas formas verbais, quando necessário, pois os acentos foram omitidos.
20 - "Quem ve cara não ve coração".
21 - "Quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lugar lhe vem"
22 - "O homem que le vale mais 23 - "Quem tem boca vai a Roma 24 - "Depois da tempestade, vem bonança " 25 - "Há males que vem para bem. 26 - "Ela para trabalhar...

Questões de 27 a 40.
Preencha a lacuna em branco de acordo com o modelo. Eu creio : eles crêem
27 - Eu dou; espero que Pedro e Paulo........... 28 - Eu releio; Maria e José............................. 29 - Eu revejo; papai e mamãe ........................ 30 - Eu provenho; os meninos.......................... 31 - Eu provejo; os alunos................................ 32 - Eu leio; os meninos e as meninas............. 33 - Eu vejo; eles e elas..................................... 34 - Eu creio; os alunos..................................... 35 - Eu creio; o menino....................................... 36 - Eu vejo; a menina....................................... 37 - Eu tenho; os meninos.................................. 38 - Eu venho; as meninas................................. 39 - Eu tenho; a aluna......................................... 40 - Eu venho; a menina.....................................

Questões de 41 a 52.
Alguns termos destacados sofrem alterações, de modo que ocorresse erro quanto á acentuação gráfica. Corrija-os quando necessário.
41 - "O indio. Sorrindo e modernamente encostado ao tronco..."(José de Alencar)
42 - "Uma simples tunica de algodão, a que os indigenas chamavam aimara, apertada..."(José de Alencar) 43 - "Sobre a alvura diafama do algodão, a sua pole..."(José de Alencar) 44 - "Em pé, no meio do espaço que formava a grande abobada de árvores..."(José de Alencar)
45 - "Acabado o fogo tudo se pos em andamento..."(Manuel Antonio de Almeida)

46 - "Conversaram por todo o caminho como se fossem dois conhecidos..."(Manuel Antonio de lmeida)
47 - "O Leonardo vendo isto sentiu um não sei que por dentro contra o menor..."(Manuel Antonio de Almeida)
48 - "Ou o senhor para com esse barulho ou eu faço um estrago louco."(Fernando Sabino)
49 - "Pula ca pra fora, perua choca se és capaz !"(Alvares Azevedo) 50 - "Alguém la embaixo abriria a porta do elevador e daria com ele ali em pelo..." (Fernando Sabino)
51 - "Só a dona da casa não parecia economizar o sabado para usa-lo numa Quinta de noite..." (Clarice Lispector)
52 - "O patio estava quase cheio; ninguem mais se entendia..." (Alvez Azevedo)

Questões 53 a 60.
Acentue adequadamente as palavras que exigirem:
53 - dolmã, Normandia 54 - varzea, fortuito 55 - polens, hifen 56 - estencil, Venus 57 - judaica, visivel 58 - averigua (v.), cinquenta 59 - tipoia 60 - voa (v.), pera (s.)

61 - (MACK) Indique a única alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:
a) lapis, canoa, abacaxi, jovens b) ruim, sozinho, aquele, atraiu c) saudade, onix, grau, orquidea d) voo, legua, assim, tenis e) flores, açucar, algum, virus

62 - (F. VALEPARAIBANA DE ENSINO) Assinale a alternativa que não contém erro:
a) após, caráter, caju, album b) caqui, dólar, vírus, ritmo c) ínterim, jóquei, urubú, também d) parabéns, atrás, aquí, túnel e) taxi, enigma, ônus, montanhês

63 - (CESCEA) Indique a alternativa em que todas as palavras estão corretas:
a) ritmo, ibero, interim b) recém, rúbrica, refém c) bátavo, tulipa, avaro d) lêvedo, caráter, caracteres e) maquinaria, condor, púdico

64 - (F. C. chagas – RJ) Até ........ momento, ........ se lembrava de que o antiquário tinha o ......... que procurávamos.
a) Aquêle-ninguém-baú b) Aquêle-ninguém-bau c) Aquêle-ninguem-baú d) Aquele-minguém-baú e) Aquéle-ninguém-bau

65 - (UM-SP) Em: "Sei de uma que está fazendo serviço de escritório, proibida de voar por motivo de saúde, e me pergunto que podem significar para ela esses papéis, esses telefonemas, esses recados que circulam num plano de cimento invariável, enquanto, sobre a plataforma das nuvens, suas irmãs caminham, ao mesmo tempo singelas e majestáticas."
I - "escritório" e "invariável" recebem acento por idêntica razão.
II - "papéis" recebe acento gráfico porque é oxítona terminada em ditongo. III - "está" é acentuada graficamente porque todas as oxítonas devem ser acentuadas
a) estão corretas as afirmações I e II b) estão corretas as afirmações II e III c) estão corretas as afirmações I e III d) todas as afirmativas estão corretas e) todas as afirmativas estão incorretas

66 - (FCMSC-SP) Assinale a alternativa em que a palavra que está grafada erradamente, isto é, não deveria ser acentuada:
a) Quê ! Você ainda não tomou banho este mês ! b) Depois de tomar banho, ficou um quê irresistível. c) Você vive de quê ? De brisa ? d) Quê beleza ! Estou acertando tudo. e) Poderiam ajudar em quê ? Se nada entendiam...

67 - (FUVEST-SP) Copie apenas as palavras que devem ser acentuadas graficamente, colocando os respectivos acentos:
boia-boa-doce-substitui-lo-reune-heroico-benção-parti-lo


68 - (FAU Santos/SP) Assinale a alternativa correta:
a) Não se deve colocar acento circunflexo em apalavras como o avo o bisavo, porque há palavras homógrafas com pronúncia aberta.
b) Não se deve colocar acento grave no a do contexto: Fui a cidade. c) Não se deve colocar trema em palavras como tranquilo, linguiça, sequência. d) Não se deve colocar acento circunflexo em apalavras derivadas como o avozinho, o vovozinho.
e) O emprego do trema é facultativo.

69 - Você leu a lei 5.765, de 18/12/71 transcrita no início da Acentuação Gráfica. Assinalando a alternativa correta pela lei mencionada deduzimos que:
a) todos os tremas foram abolidos b) todos os acentos diferenciais foram abolidos, sem exceção. c) A nossa Lei Ortográfica é de 22 de abril de 1971. d) Todos os acentos circunflexos foram supressos. e) A Lei 5.765 induz apenas algumas modificações na Ortografia Oficial de 1943.

70 - Foram datilografados os vocábulos abaixo sem acentos. Transcreva os vocábulos ou palavras que devem ser acentuadas:
Ureter-rubrica-ciclope-filantropo-misantropo-gratuito-furtuito-ibero-maquinaria-pegada-refrega-textil-agape-satrapa-enigma-estigma-zefiro-omega-pudico-quiromancia-mercancia-alcool-arquetipo-crisantemo-interim-obolo-pantano-reverbero-transfuga-vermifogo-efebo-zenite-leucocito-prototipo-arquetipo-aziago-condor-novel-recem-refem-sutil.

71 - (FCMS-SP) (F.C.CHAGAS-PR) O ........era grande. Os exportadores de .......tentavam, inutilmente, .......
a) prejuízo-têxteis-reduzi-lo b) prejuizo-tésteis-reduzilo c) prejuizo-têxteis-reduzí-lo d) prejuizo-téxteis-reduzí-lo e) prejuízo-testis-reduzi-lo

72 - FCNSC-SP) As silabas, ou erros de prosódia, são freqüentes no uso da língua. Assinale a alternativa onde não ocorre nenhuma silabada.
a) eis aí um prototipo de rúbrica de um homem vaidoso. b) Para mim a humanidade está dividida em duas metades: a dos filântropos e a dos misântropos.
c) Os arquétipos de iberos são mais pudicos do que se pensa. d) Nesse interim, chegou o médico com a contagem dos leucócitos e a cultura de lêvedos. e) Ávaro de informações, segui todas as pegadas do éfebo.

73 - (ITA-SP) O acento gráfico das palavras pudico, interim aerolito, aerodromo, foi, aqui, caso ocorra, propositadamente eliminado. Quanto ao acento tônico sua respectiva classificação é.
a) paroxítona-paroxítona-paroxítona-paroxítona b) paroxítona-proparoxítona-proparoxítona-proparoxítona c) proparoxítona-proparoxítona-proparoxítona-proparoxítona- d) paroxítona-proparoxítona-proparoxítona-proparoxítona e) paroxítona-oxítona-paroxítona-proparoxítona

74 - (UFSCar-SP) Assinale a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente:
a) idéia-urubú-suíno-ênclise b) bíceps-heróico-ítem-fóssil c) tênis-fôsseis,-caíste-japonêsa d) fútil-hífem-ância-decaído e) epóia-tapête-órfã-ruína

75 - Se ela crê, eles não ....... se ela vê, ele não ........ opostos em tudo ....... apenas a mesma opinião com liame.
a) creem-vêm-tem b) crêem-vêm-têm c) creem-vem-têm d) crêem-veem-têm e) crêem-vêem-têm

76 - Pôs com ........ os .........
a) displicencia-papéis sobre a mesa b) displicencia-pápeis sôbre a mesa c) displicência papéis sôbre a masa d) displicência papéis sobre a amesa

77 - (ITA-SP)Dadas as palavras:
1) apóiam
2) baínha
3) abençoo

constatamos que está (estão) corretamente grafada(s):

a) apenas a apalavra nº 1 b) apenas a apalavra nº 2 c) apenas a apalavra nº 3 d) todas as palavras e) nenhuma das palavras

78 - (UFSCar-SP) Estas revistas que eles .........., .......... artigos curtos e manchetes que todos ...........
a) leem-tem-vêem b) lêm-têem-vêm- c) lêem-têm-vêem- d) lêem-têm-vêm e) lêm-tem-vêem

79 - (FMT-SP) Eles .......... em tudo quanto ...........
a) creem-leem
b) crem-lem c) crêm-lêm d) crêem-lêem e) crêem-lêm

80 - (FUVEST-SP) Reescreva, preenchendo as lacunas com por que, porque, porquê, por quê:
® .......................é que você disse isso? ® Não sei bem .................................... ® Não será ................tem inveja dele? ® Acho que não. Vou dizer-lhe a razão................................o disse.





Um comentário:

  1. Respostas sobre Acentuação Gráfica
    01 - E
    02 - D
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    04 - E
    05 - A
    06 - A
    07 - B
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    11 - A
    12 – B

    13 – a) E, b) E, c) C, d) C, e) C, f) E, g) C, h) C, i) C, j) C, k) C, l) C, m) C, n) C, o) C, p) C, q) C,
    r) E, s) E, t) E, u) E, v) C

    14- A
    15 - C
    16 - B
    17 - C

    18 - (a) E, b)C, c)e, d)E, e)C, f)C, g)C, h)E, i)E, j)C, k)C, l)C, m)C, n)E, o)E, p)E, q)C, r)E, s)C, t)E, u)C, v)E, x)E.
    De 19 A 60 - CONSULTAR DICIONÁRIO
    61 - B
    62 -B
    63 - D
    64 - D
    65 - E
    66 - D

    67 - (bóia, substituí-lo, reúne, heróico, bênção)

    68 - D
    69 - E

    70 - têxtil, ágape, sátrapa, zéfiro, ômega, álcool, arquétipo, crisântemo, ínterim, óbolo, pântano, revérbero trânsfuga, vermífugo, zênite, leucócito, protótipo, recém, refém.

    71 - A
    72 - C
    73 - B
    74 - D
    75 - E
    76 - D
    77 - A
    78 - C
    79 - D
    80 - (por que, por quê, porque, por que)

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Quadro com os termos da oração


Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
O quadro abaixo mostra os conteúdos de análise sintática que se referem ao estudo da oração. Você pode consultá-lo sempre que aprender um novo conteúdo. Pode também usá-lo como um resumo para seus estudos.

Os termos destacados nesse quadro fazem parte da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB). O que isso significa? A NGB é uma espécie de resumo dos conteúdos gramaticais referentes ao português falado no Brasil e funciona como um guia para o ensino da nossa língua.


simples
composto
indeterminado
oculto
oração sem sujeito
Predicado
do sujeito
do objeto
Verbo
2) Termos integrantes da oração
Complemento verbal
3) Termos acessórios da oração